quinta-feira, 24 de junho de 2010

O VALOR DO AMPARO NO MOMENTO DA DOR

O VALOR DO AMPARO NO MOMENTO DA DOR
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
Jesus deixou claro que no momento da dor e do sofrimento há necessidade do amparo consolador de um ente querido, de alguém que seja estímulo para se andar nas veredas da aflição.
No Horto das Oliveiras um anjo veio consolar o Filho de Deus naquele instante decisivo em que se iniciaria a etapa dorida da obra salvadora.
No momento em que Ele iria subir a ladeira que o levaria ao ápice de seu martírio no Calvário, um outro anjo de bondade, sua mãe, se fez presente para O confortar, apesar do fluxo e refluxo de mútuos padecimentos.
Aos pés da cruz lá estavam, além de Maria, João Evangelista e as piedosas mulheres. Quantos, porém, não têm sensibilidade para ir ao encontro dos sofredores, dos doentes, dos necessitados, dos angustiados, dos marginalizados, levando-lhes o amparo de uma palavra, do remédio imprescindível que eles não podem comprar, do alimento necessário, do agasalho protetor.
Razão tem o Livro do Eclesiástico: “Desventurado é aquele que está sozinho” (Ec 4,10).
Quase sempre se esquece que todo desamparado é Jesus, pois Ele disse: “Estive doente e não me visitaste; com fome e não me alimentaste; com frio e não me aquecestes; sem roupas e não me vestistes; encarcerado e não foste ter comigo” (Mt 25, 35 s).
Sua Mãe, o Apóstolo fiel e as piedosas mulheres, estavam lá no Gólgota, dando, com sua presença assistência a Jesus, reparando todas as omissões no serviço ao próximo, sobretudo aos carentes de todo o auxílio oportuno.
Diante dos pecados de uma humanidade arrastada pelo Maligno para tantos crimes através dos tempos, perante tanta perversidade que as páginas da História registraria, eles estavam junto à Cruz para compensar os desencontros do homem com Deus e com o próximo entregue à dor.
Dentro destas considerações é preciso que se imite sempre o gesto de Verônica levando até Jesus na figura do irmão e da irmã que sofrem não apenas uma toalha, mas tudo que estiver ao alcance de cada um, nem que seja o conforto da presença amiga reconfortadora.
A caridade é, de fato, um coração que se abre às necessidades alheias, vertendo bálsamos, ensinos, socorros. É a mão que protege, que arranca do abismo do mal, que acautela do perigo iminente, que ampara na miséria espiritual e material. A caridade se vulcaniza num Vesúvio de afetos e se esbraseia numa cratera de bênçãos. O verdadeiro cristão se desfaz numa constelação de benefícios. A caridade exalta a criatura humana a uma culminância inimitável, a uma excelsitude e perfeição indefiníveis. * Professsor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário