segunda-feira, 12 de abril de 2010

MARIA A VIRGEM BEM-AVENTURADA

MARIA, A VIRGEM BEM-AVENTURADA
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
A profecia famosa que a Virgem Maria um dia fizera nas montanhas de Hebron realizou-se plenamente através dos tempos.
Ela asseverou que Deus olhou para sua pobre serva e “ por isto, desde então, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lc 1,48).
Já não se podia mais duvidar de sua grandeza, Ela que encantara o Todo-Poderoso com sua grande humildade.
Ela, a mulher anunciada no Gênesis (3,15) e lembrada significativamente por São Paulo (Gl 4,4) deveria ser aclamada por toda a terra. .
Ela dera ao mundo o Messias que triunfou gloriosamente sobre o Dragão infernal e que cumprira à risca todos os vaticínios dos mais famosos Profetas.
Por isto mesmo, todas as mais fervorosas aclamações seriam pequeninas para exaltar a Filha Predileta do Pai, a Mãe do Redentor, a Esposa Mística do Espírito Santo.
Todo o empenho em bem a louvar não é suficiente para decantar sua extraordinária preeminência.
É importante, porém, para nós, sabermos que Ela conhece a gratidão que seus filhos lhe devotam e o amor que lhe consagram.
Cumpre, no entanto, firmar e afirmar nossa confiança nela que tudo pode diante de Deus.
Porque é rainha, grande é seu poder e nos garante todo o apoio divino e toda proteção celestial.
Como mãe de Deus, ela nos assegura remédio a todas as nossas aflições.
Vivendo sob sua égide poderosa, sentimos sempre sua mediação eficaz, pronta, ininterrupta, eficiente, oportuna.
Ela nos prodigaliza as riquezas celestes e não nos priva nunca de sua ternura materna.
Que vivamos todas suas lições de união com Deus no silêncio de nosso coração e isto aumentará em nós a fulgente esperança de estarmos um dia na sua companhia lá no céu
Sejam nossos labores nesta terra penhores de nossa salvação eterna, dado que realizados sob o olhar desta soberana bem-amada
Nossa submissão aos desígnios de Deus, como foi sempre a postura de Maria, ainda que por entre as incongruências deste exílio, nos garanta a recompensa dos justos, a imortalidade na Jerusalém do alto, a herança daqueles que, a seu exemplo , viveram na órbita do Deus três vezes Santo.
Com São Basílio, assim devemos nos dirigir a Ela: “Ó Virgem três vezes santa; aquele que disser de vós as maiores maravilhas e exaltar o mais alto a vossa glória, não deve temer ultrapassar os limites da verdade, pois nunca as suas palavras poderão igualar à sublimidade de vossa grandeza” . Nós a chamamos santíssima, lembra esta santo, porque foi pura, isenta de todo e qualquer pecado.
Com razão o notável poeta Dante assim se expressou: «Sois, Senhora, tão augusta e excelsa, que quem deseja alguma graça e a vós não recorre, quer em seu anelo voar sem asas. Tal é vossa bondade, que não somente socorreis a quem pede favores, mas com freqüência acudis antecipando a todo pedido. É grande vossa misericórdia, grande vossa piedade e magnificência, e brilham em vós as virtudes todas». Estejamos, outrossim, convencidos do que disse São Germano: “Depois de Jesus Cristo, ninguém tem mais cuidado pela nossa salvação do que Maria Santíssima”.
Saibamos sempre a honrar e confiemos nela. Não seremos jamais decepcionados! * Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário