segunda-feira, 8 de março de 2010

CONSEQUENCIAS DA VERDADEIRA CARIDADE

CONSEQÜÊNCIAS DA VERDADEIRA CARIDADE
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
Através da mais reluzente de todas as virtudes, a caridade, o ser humano é envolvido em ternuras ímpares.
É assistido pelo anjo do amor, pura dileção, a curar a chaga da miséria, fazendo jorrar de si o rio da vida, abrindo suavemente os cofres do rico para fazer deles a salvação dos pobres; criando as creches, os lares para os idosos, as escolas; acolhendo com afeto o velho, o inválido, o enfermo, a criança.
Tudo isto não flui da subtileza dos cálculos, nem vem do estrondo das teorias, nem do prestígio das palavras que formam o facetado e frio devaneio de certas escolas utopistas.
A solução não está apenas na elevação do salário, nem na organização do trabalho, nem no aumento da produção, nem no desenvolvimento do luxo, nem finalmente em esmolas oportunistas, nestas dádivas interesseiras e degradantes, nem nessa falaz, fútil e ridícula panacéia chamada limitação da natalidade ou contribuição para a esterilização das mulheres pobres.
Todos estes são expedientes criminosos, deprimentes, que vão, inclusive, mudando de nome como a muda de pele, que são, como a serpente, escorregadios, cambiantes e enganosos e que visam a degradação de um país e o enriquecimento das multinacionais.
Está, sim, neste processo singelo, modestíssimo, das contribuições livres, fruto deste amor que jorra do amor verdadeiro e envolve na bondade, mais irradiante, aliviando realmente todas as dores, multiplicando os talheres ao invés de diminuir os convivas, ou levando, em casos de falta de recursos, a uma paternidade responsável através dos métodos naturais. Irradiemos então por toda a parte o amor social com todas estas suas fulgurações, pois apenas ele une, salva e santifica. Estaremos, assim, contribuindo de fato para uma ambiência mais humana.
Afastemos corajosamente a inércia, o comodismo, melhoremos ainda mais o nível das ações filantrópicas, aumentemos as afinidades, apartemos as idiossincrasias, diminuamos as tensões, favoreçamos as ascensões sociais, vençamos destemidamente o monstro da miséria, pois tudo isto é viver o amor cristão. Reúnam-se todos os esforços, aliancem-se todos os espíritos, emocionem-se todos os corações, identifiquem-se todas as consciências, todas as vidas e resplandeça sempre refulgentissimamente por toda parte o amor fraterno desejado por Jesus Ele há de abençoar sempre os que cultivarem esta caridade e teremos por toda a parte um povo alegre, consolado, transfigurado, espiritualizado, sobrenaturalizado, redimido pelos influxos e empenhos deste amor, cantando um hosana festivo, um cântico vibrantíssimo, hino da terra e canção do céu, voz do homem e voz de Deus, ao influxo deste beatificante do amor cristão. * Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário