segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

OS AUTÊNTICOS VALORES

OS AUTÊNTICOS VALORES
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
Como a família é a instituição na qual mais profundamente se inserem os valores morais de qualquer sociedade, ela é o alvo predileto de toda espécie de agressões por parte daqueles que se enriquecem com as desgraças alheias. Há um intuito perverso de desmoralizar a instituição familiar e pelos meios mais sutis se insinua a degradação deste instituto. A infidelidade, a traição, o divórcio, uniões entre pessoas do mesmo sexo, são os temas favoritos de tantos filmes, novelas, noticiários com a finalidade de corromper os compromissos matrimoniais.
Como a Igreja, é o sustentáculo da ordem moral, está também na mira dos que negam a verdadeira ordem ética. A tática dos meios de comunicação social é o estímulo às formas mais primárias de comportamento religioso. Há um incitamento para o crescimento das seitas conduzidas por pessoas despreparadas, por vezes ambiciosas, que exploram indevidamente o senso religioso dos incautos, sobretudo das camadas mais baixas da sociedade.
Tudo isto está a exigir um retorno ao culto dos valores que fazem a dignidade da pessoa humana. Tal postura é uma exigência prática do verdadeiro amor que Cristo pregou no Cenáculo.
Não se pode encampar tais disparates que ferem diretamente a dignidade do ser racional e incentiva a ambição dos que se enriquecem com as desventuras humanas.
Por valores se entende um conjunto de elementos essenciais e, portanto, necessários, imprescindíveis ao processo de convivência social. Eles, em última análise, se fundamentam na lei natural, expressão de uma ordem moral estabelecida pela sabedoria infinita de Deus. Foram compendiados no Decálogo que o Ser Supremo passou a Moisés.
São tais valores que inspiram uma norma de convívio, garantia do equilíbrio, da paz, da fraternidade entre seres racionais.
Na prática são eles que atuam tudo quanto o Mestre divino, Jesus Cristo, ensinou.
Eis por que o conceito de valores e o acatamento aos mesmos são fundamentais para a espécie humana, tanto mais que o homem já foi capaz de despertar forças aptas até para aniquilar a espécie humana. Poder de destruição tão grande que pode chegar até ao genocídio universal, cataclismo de proporções fatais, além da visível agressão à natureza colocando em perigo a vida em todo o planeta.
Pois bem, os valores representam assim toda a armadura da sociedade em que vivem os seres humanos.
Eles beatificam a sociedade e são o alicerce do progresso e da felicidade.
* Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário