segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

UMA COMUNIDADE MODELAR

UMA COMUNIDADE MODELAR
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
Em Viçosa (MG) nos idos de 1977 um grupo de denodados Cursilhistas teve a feliz inspiração de iniciar um intenso trabalho de evangelização no atual Bairro Santo Antônio do Cantinho do Céu, pouco povoado na época, mas já revelando uma área privilegiada para a expansão da Cidade. Entre estes beneméritos pioneiros se destaquem, entre outros, Raymundo Gualberto Pereira (Sr. Mundico), Paulo Santana, Francisco Correia do Carmo, Maria das Dores Pereira Araújo, Francisco Marchiniski, José Rodrigues Gonçalves, Maria Aparecida de Castro, Agostinho Evangelista, João Condé e Geni, Otacílio Maciel.
Receberam o incentivo do saudoso Pároco Pe. Carlos dos Reis Baeta Braga que autorizou de plano a celebração de uma Missa onde havia o Bar de Josino Lopes Ladeira, onde hoje se acha a Creche da Prefeitura Municipal. Neste local o próprio Pe. Carlos e outros sacerdotes, em várias oportunidades, também reuniam os fiéis para esta Celebração.
Depois, aos sábados, se fixou o horário desta Missa, às 16 horas no terreno onde se propunha a edificação de um templo em honra de Santo Antônio. Por indicação do Pároco, o Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho, colaborador da CATOLICANET, passou a celebrar, semanalmente, esta Missa, de início, num palanque de frente para onde hoje se acha a Igreja. O sacrifício dos fiéis a enfrentarem o sol e a poeira foi abençoado por Deus, pois, em pouco tempo, se deu a construção da mesma. O terreno foi, em parte, doação de Maria Aparecida dos Reis Pereira e de Maria da Penha Pereira Oliveira e, em parte, aquisição da própria comunidade.
O nome da região “Cantinho do Céu” se deve a um bar estrategicamente colocado por onde passavam duas estradas, numa região então deserta, mas onde paravam os viandantes para, moderadamente, tomar um drinque e para comentar os últimos acontecimentos. Um oásis naquela região e daí o simpático e sugestivo nome Cantinho do Céu. Sob as bênçãos de Santo Antônio o progresso do Bairro se deu de maneira maravilhosa, se tornando um dos mais populosos da Cidade. O trabalho de evangelização foi intenso e, pouco depois, a Igreja já se tornara pequena para receber tantos fiéis.
Multiplicaram-se os movimentos pastorai e, sobretudo, a Catequese, sendo notável, desde o início, a festa de Padroeiro e as solenidades da Primeira Eucaristia de crianças muito bem preparadas por dedicadas Catequistas. A atuação dos Vicentinos recebeu ainda maior apoio de todos e merece destaque nesta caminhada de uma comunidade piedosa sempre fiel à Santa Igreja Católica.
O atual e estimadíssimo Pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, o estimadíssimo Pe. Paulo Dionê Quintão, quis que lá se passasse a celebrar o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, como ainda colocou mais uma Missa aos domingos às 9 horas da manhã e incrementou, ainda mais, as mais diversas atividades de apostolado desta porção de seu Rebanho.
* Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário