sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Respeito aos vizinhos

RESPEITO AOS VIZINHOS
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
O problema da falta de respeito aos vizinhos não é só dos brasileiros. Eis uma lamentável notícia publicada dia 19 de outubro em grande jornal deste país: “Vizinha de Madonna processa cantora por excesso de barulho – REUTERS - NOVA YORK, EUA - Uma vizinha de Madonna em Manhattan, em Nova York, processou a administradora do prédio afirmando que os hábitos da cantora de ensaiar com música alta é um incômodo para os outros moradores. "Madonna e um ou mais de seus convidados dançam e fazem exercícios repetidamente, no apartamento 7A, ao ritmo de uma música de decibéis incrivelmente altos, o que causa barulho e vibrações sentidos através das paredes", diz o processo, protocolado na sexta-feira na Corte Suprema do Estado de Nova York. Karen George, que mora no andar acima da cantora, processou a administradora do prédio, dizendo que nada foi feito desde a sua primeira reclamação sobre o excesso de barulho, em 2008. Karen disse ter sido forçada a sair do prédio, em frente ao Central Park, durante as sessões de ensaio de Madonna, devido ao barulho e às vibrações que se tornaram "insuportáveis" (sic).
Em nossa pátria o que acontece é a facilidade com que as Prefeituras, de modo geral, concedem alvarás sem cuidar da vizinhança. Quadras esportivas são construídas perto de residências, de consultórios médicos e outros locais de trabalho e a gritaria é irritante, embora nas Escolas se deva ensinar também civilidade. Quando alguém vai reclamar o argumento é sempre este: “Temos alvará”!
No mundo de hoje uma das virtudes mais necessárias é da paciência, muita paciência.
O mundo não melhorará se certos Colégios não se conscientizarem de que devem formar pessoas que levem sempre uma mensagem de paz, de ordem, de tranqüilidade, de serenidade, longe, bem longe, de palavrões, algazarra e celeuma.
Há Escolas que, mesmo funcionando no centro das cidades, constroem locais para a prática esportiva, mas com revestimento acústico exatamente para não incomodar as pessoas.
Belíssima a lição que certo Colégio “Santa Maria”, como está na internet, passa aos seus alunos: “Amar de verdade é: respeitar os vizinhos, ter Deus no coração, acreditar em Jesus Cristo, respeitando os outros, espalhar a paz e o amor no nosso dia e se preocupar não somente consigo mesmo, mas também se importar com as outras pessoas”.
Escolas assim são celeiros de sujeitos educados e que construirão um porvir melhor!
Nada mais louvável do que jovens que vencem o egoísmo e patenteiam relacionamento social digno de pessoas bem educadas. São disponíveis e maleáveis, pois possuem um coração sensível. Acatam os ensinamentos dos bons mestres que inoculam valores que honram a estirpe humana. Tornam-se gente tratável por que pensam também no próximo como outro Cristo. Não são arrogantes, se julgando os donos do mundo. Mostram-se desobstruídos da maldade que leva a irritar os outros. Possuem, no coração, uma fonte de esperança, de nobres ideais, de otimismo alvissareiro. Têm, dentro de si, caudais de energias prontas a se concretizar em iniciativas pelo bem comum, pelo próximo, pela pátria, pela humanidade. Sabem amar, cercando, sem cessar, de ternura e compreensão os entes queridos. Fazem do dever de cada hora a felicidade mais inebriante, transformando a existência em sublime realização de si mesmos. Não tergiversam, nem vacilam ante os árduos embates da vida, Enfrentam com ânimo varonil obstáculos e dificuldades, transpondo-os com olhos fitos em Cristo. Não assimilam o erro, veiculado tão subtilmente, aqui e ali, nos jornais, nas revistas, no rádio, na televisão, nas palavras do falso amigo. Lutam sem tréguas contra o mal, as tentações, os vícios. Evitam os caminhos fáceis. Os bons Colégios formam jovens assim! * Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

Um comentário:

  1. Los acompañantes de los enfermos de los hospitales hablando en voz alta......

    ResponderExcluir