quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

COMO LIDAR COM OS ATIVOS E LÍDERES

COMO LIDAR COM OS ATIVOS E OS LÍDERES
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
O tipo ativo é uma pessoa de ação. Os elementos de seu caráter mostram que ele sobre a influência da primeira impressão. Costuma ser superficial nos estudos e nas leituras em geral. Entretanto é popular, alegre. Tem momentos de inquietude . Por vezes se tornar aventureiro não medindo bem suas reais possibilidades. Prefere mais o mundo exterior do que o seu interior, pouco se recolhendo à cela de seu coração. Distingue-se pelo seu senso prático, por sua habilidade e espírito inventivo. É espontâneo e dotado de aptidões oratórias. Bons políticos são deste perfil caracterológico. Entusiasma-se com facilidade. Admirável seu espírito de serviço aos outros, sendo, outrossim, muito empreendedor, fazendo muito pelo próximo, até as raias do sacrifício. Sua capacidade de adaptação social caracteriza sua popularidade, pois entretém a todos. É franco, leal, ostentando uma fantasia viva. Sabe improvisar. É preciso que as pessoas ativas se apeguem sinceramente a Deus e fiquem firmes nos momentos passageiros de depressão. Cumpre-lhes viver sempre de acordo com os princípios, sujeitando-se a um programa de vida. Quem lida com os ativos deve lembrar-lhes que é necessário primeiro plantar para depois colher, aguardando os resultados. Que eles pensem muito antes de falar e não ajam precipitadamente, controlando, por outra, sua imaginação. Deste tipo saem ótimos escritores, advogados, jornalistas, médicos, engenheiros, professores, parlamentares. O grande problema é que um jovem ativo, passando no Vestibular não queira ficar mudando de profissão. Terá sucesso em qualquer carreira liberal, desde que persevere.
Eis leituras recomendáveis para os ativos: CARNEGIE. Como evitar preocupações e começar a viver e Como fazer amigos e influenciar pessoas. S. Paulo, Editora Nacional.
Quanto ao tipo líder, cumpre notar que é dotado de notável poder de dedicação a tudo que empreende. Trata-se de uma personalidade vigorosa, de grande capacidade de trabalho. Sua ambição realizadora o leva a grandes feitos, mesmo porque é um tipo organizado com excelente capacidade de concentração. Sendo original e prático, é, outrossim, enérgico, disposto a atingir o fim proposto. É religioso, piedoso, interessado nas verdades reveladas por Deus. Mostra-se severo para consigo mesmo e para com os outros, mas é bondoso com os inferiores e sempre generoso em perdoar. Ostenta-se compenetrado do ideal e o seu valor predominante é a tarefa a cumprir.Detentor de tantas qualidades, entretanto há falhas que o tipo líder dever corrigir. Se ele não é vaidoso, é, contudo, orgulhoso, sendo que quando alguém lhe faz algum reparo a tendência é cair na defensiva e, deste modo, não se corrige se estiver errado. Impõe-se e domina em toda parte. Quando perde o controle da situação fica algo agitado e tende a se precipitar ao invés de estabelecer um cronograma para resolver problemas que se avolumam. Não tolera rival e necessita se lembrar que é com competência que se deve triunfar do competidor seja qual for a situação. É mais temido que amado, dado que,contanto que façam sua vontade pouco se lhe dá o julgamento alheio. Muito útil é para o tipo líder repetir sempre “Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”. Dentre os que possuem este perfil caracterológico saem ótimos sacerdotes, escritores, professores para o Ensino Médio ou Curso Superior, magistrados, médicos, diplomatas, engenheiros, assistentes sociais e carreiras afins. Leituras recomendáveis. ROBBINS, A. Poder sem limites. São Paulo, Best Seller, 1987 e Desperte o Gigante Interior. Rio de Janeiro, Record, 1997, CARNEGIE, Dale. O Líder em você. Rio de Janeiro, Record * Professor no Seminário de Mariana de 1967 a 2008;

Nenhum comentário:

Postar um comentário