quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ESCOLA 'ENSINA MAIS' EM VIÇOSA (mg)

ESCOLA ‘ENSINA MAIS’ EM VIÇOSA (mg) PALESTRA PROFERIDA PELO PROFESSOR CÔNEGO JOSÉ GERALDO VIDIGAL DE CARVALHO AO ENSEJO DA INATURAÇÃO DA ESCOLA ‘ENSINA MAIS’ EM VIÇOSA (MG) DIA 30 DE OUTUBRO DE 1015. Foi com muita satisfação que este professor e sacerdote recebeu o convite de Kênia Missuti e Joana D'Arc Souza para proferir algumas palavras ao ensejo desta inauguração da Escola “Ensina Mais” de Apoio Escolar de português, matemática, inglês e informática a alunos do Curso Fundamental. Na orientação de jovens estudantes durante quase meio século, inclusive aqui em Viçosa durante 10 anos na modelar Escola “Effie Rolfs”, isto após a aposentadoria na Universidade Federal de Ouro Preto, sempre se percebeu exatamente a necessidade de um reforço escolar, avigorando o que é ministrado nos diversos Estabelecimentos de Ensino. Nunca é demais um reforço, ou apoio específico visando harmonizar os conhecimentos básicos nas diversas áreas. Um complemento escolar é sempre de sumo valor. Com relação à Matemática, porque esta matéria está presente sempre na vida de cada um de nós de forma explícita, ou sutil. A “Ensina Mais” visa então levar o estudante do Ensino Fundamental a ir além dos conceitos aprendidos e apreendidos, aplicando-os no seu cotidiano, atentos às observações diárias. Isto torna, realmente, a matemática mais prática e atrativa, ficando o aluno motivado com problemas contextualizados. O Português, ou seja, a Língua Pátria, que exige continuamente um desempenho mais acurado, inclusive como um ato de patriotismo. A “Ensina Mais” oferece habilidade de uma hermenêutica que leve o aluno a captar o cerne da mensagem do outro, o que se torna mais necessário em nossos dias quando cumpre desenvolver o espirito crítico diante de tudo que oferecem os meios de comunicação social. Saber ouvir, ler e interpretar. Ao lado disto. a gramática vista como um recurso para a boa comunicação e o instrumento para que cada um possa expressar sua própria opinião com exatidão. Todas as vezes que as regras gramaticais são postergadas, a comunicação fica inevitavelmente comprometida. É nisto que muitas vezes não se reflete. A ênfase no Inglês é importante tanto mais que hoje em dia o intercâmbio cultural se acentuou ainda mais. O estudo de uma língua estrangeira é um impulso a todo o processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção,associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem É um .estímulo que leva ao progresso em outras atividades intelectuais. Além disto, o fenômeno da globalização tornou ainda mais imperativo o conhecimento de um segundo idioma, a fim de se ter um bom entendimento do mundo. Desnecessário acentuar a importância da Informática, dado o avanço da tecnologia que exige uma atualização contínua para o desenvolvimento da inteligência. Os recursos do computador usados na prática pedagógica são um instrumento didático, inserido no contexto de construção do conhecimento, tendo um papel relevante para facilitar o processo ensino-aprendizagem. A Escola “Ensina mais” utiliza softwares educacionais de primeira qualidade e seus profissionais se acham preparados tecnológica e pedagogicamente para utilização dos mesmos. Isto abre caminho para que os alunos aprendam a explorar os recursos do computador, progredindo cada vez mais, dominando estas máquinas capazes de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. É de se notar que a “Ensina Mais” oferece uma pedagogia interativa apta para despertar o interesse dos alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental com avalições durante todo o Curso. Oferece, além do mais, recursos para que os pais participem, acompanhando o aprendizado de seus filhos. Por tudo isto as Unidades desta Escola espalhadas por todo o Brasil têm tido um sucesso pedagógico admirável e agora Viçosa, Cidade Educadora, conquista mais este empreendimento educacional de inestimável valia. Adite-se que um dos objetivos da “Ensina Mais” é desenvolver a sociabilidade que é a capacidade de interagir com as outras pessoas dentro dos melhores padrões de civilidade. A socialidade leva a respeitar a opinião dos outros e a expressar com calma e eficiência o próprio pensamento sem laivos de imposição. A sociabilidade faz parte do ser humano durante toda sua trajetória neste mundo. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem estar psicossomático. É o mistério do encontro com os outros que enriquece com a troca de experiências. Sabemos que nenhum ser humano é uma ilha. Portanto, não pode viver isolado. A sociabilidade possibilita o crescimento pessoal, aponta oportunidades e oferece ajuda oportuna. Conviver, porém, é um desafio, pois não é fácil compartilhar planos com visões de mundo diferenciado. Cumpre um aprendizado contínuo e a Escola "Ensina mais” procura desenvolver nos seus alunos o senso da harmonia nas relações interpessoais, mostrando que cada um precisa do contato cordial com os outros para viver bem. Aprimora-se então o relacionamento em casa, nos lugares de diversão numa convivência simples, cordial, leal e construtiva. A tudo isto se acrescente que a Escola “Ensina Mais” recebeu o selo “Empresa Solidária à Infância”, concedido pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), dada a eficiência da formação que oferece. É que os educadores da “Ensina Mais” sabem que a consequência do reto uso da liberdade é a responsabilidade. Essa é sinal característico da dignidade da pessoa humana. Cada um se situa no mundo moral e se coloca perante sua consciência por ser responsável pelas suas ações que podem ser lucentes ou trevosas, benéficas à sociedade ou sumamente danosas, construtivas ou agressivas à ordem pública. A Didaqué, o mais antigo catecismo do cristianismo, escrito no século I, resumiu este posicionamento do homem numa frase sugestiva: “Há dois caminhos: um da vida e outro da morte. A diferença entre ambos é grande”. Ser responsável é assumir a preferência por uma destas trilhas, opção, porém que deve ser conscientemente feita pelas sendas do Bem. Platão ensinou com justeza: “Cada qual é a causa de sua própria escolha, ela não pode ser imputada à divindade”. Cumpre então ao educador levar o educando a assumir seus atos como um modo de agir pessoal e totalmente humano, prezando a honra moral, a estima, a boa reputação. E isto desde a mais tenra idade. Apenas assim, atingirá ele a felicidade que é o prêmio de toda a boa ação praticada. O homem tem este privilégio: pode ter uma antevisão dos efeitos de seu procedimento e precatar-se do que é prejudicial a si e aos outros, tendo como suporte tal previsão. Eis aí a importância do senso de responsabilidade que supõe incluir nos motivos daquilo que se realiza a análise preventiva dos possíveis resultados. Isto significa ser senhor daquilo que se pratica. É apanágio dos prestantes, dos benfeitores da humanidade. É que o comportamento correto, nesta ótica de responsabilidade, “cria tantas satisfações, quanto pode ser, para o maior número de pessoas pelo mais longo tempo possível”. No dizer de Mounier “a pessoa atinge sua plena maturidade somente no momento em que escolhe para si fidelidades que valem mais do que a vida”. No bojo, porém, da educação integral está toda uma metodologia que conduz ao crescimento da criatividade do educando. Consiste em arrancar do ser racional o máximo do que suas possibilidades, suas virtualidades inatas são adequadas a fornecer. Esta é outra faceta social da educação, pois compreende a empatia que se dá no convívio humano, resultado da socialização e da interação. Lauro de Oliveira Lima assim sintetiza este aspecto numa perspectiva piagetiana: “O fundamento da criatividade é a organização (equilíbrio majorante) dos movimentos (tecnologia) da linguagem (arte e álgebra das proporções) e dos pensamentos (teorias) e o objetivo final é a organização social”. Isto num aspecto meramente terreno, pois os horizontes da criatividade se estendem sem fim no plano filosófico e religioso que “são o fecho da abóbada de uma verdadeira educação humana”. Gladstone Chaves de Melo é taxativo: “... Sem filosofia da educação não há educação. Pode haver técnicas pedagógicas ou didáticas, mas Educação nunca”. George F. Kneller esposa a mesma ideia: “Um educador que não use a Filosofia da Educação é inevitavelmente superficial”. Em lógica consequência, não levará seus discípulos a explorar plenamente seus talentos, suas qualidades. Ora, exatamente a “Ensina mais”, pelo que foi dito, excele numa metodologia educacional primorosa. A referida sociabilidade desenvolvida por esta Escola impede que o estudante se enclausure no egoísmo libertando seus mais recrescentes anelos de progressão horizontal e vertical. Faz o ser humano criativo em todos os sentidos, sobretudo dentro de si mesmo, abrindo espaços a valores que depois ele vai comunicar aos outros. Assim, ele conhece numa vida plenificada, todos os graus do termômetro da genuína nobreza. A tríade sagrada liberdade, responsabilidade, criatividade faz surgir o cidadão que suscita situações novas numa pugna constante para se libertar, libertando concomitantemente os outros e vivendo a liberdade, não apenas a possuindo em germe. Mais do que nunca a humanidade precisa de pessoas assim, aptas para a participação construtiva, respeitando os direitos e a personalidade dos outros. Indivíduos que cresçam numa consciência mais clara da solidariedade planetária e vivam com uma responsabilidade maior, habilitados para aceitar, enfrentar, assumir, orientar as coerções sem se pulverizar e despersonalizar. Eis aí o que receberão os felizes alunos da Escola “Ensina mais”. Para que tudo isto aconteça vamos proceder agora à bênção desta Escola.

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