terça-feira, 23 de novembro de 2010

HOMOSSEXUALISMO E HOMOFOBIA

HOMOSSEXUALISMO E HOMOFOBIA
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*
Está na Bíblia que não se pode usar o sexo fora do casamento.
Esquece-se que os Mandamentos dados pelo próprio Deus a Moisés são a vereda da libertação. Entre eles estão o Sexto e o Nono Mandamentos: “Não pecar contra a castidade” e “Não desejar a mulher do próximo” (cf. Ex 20, 2-17; Dt 5,6-21). Jesus em várias passagens de sua pregação urgiu o cumprimento destes preceitos. É só ler com atenção o Evangelho.
Isto foi muito bem entendido, tanto que diz São Paulo: “Nem os impudicos, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem de costumes infames, nem ladrões, nem cobiçosos, como também beberrões, difamadores ou gananciosos terão por herança o Reino de Deus ( l Cor 6, 9; Rom 1l, 24-27).
Condena o Apóstolo a prostituição (1 Cor 6,13 ss, 10,8; 2 Cor 12,21); Col 3,5). É preciso, de fato, sempre evitar os desvarios da carne.
O corpo do cristão, criado pelo Ser Supremo e informado por uma alma espiritual, é santificado, consagrado ao Senhor pelos sacramentos, sobretudo, pelo Batismo, Confirmação e Sagrada Comunhão. Cumpre então ao discípulo de Jesus conservar o seu corpo em pureza e santidade.
O corpo humano é, realmente, uma das obras mais extraordinárias de Deus. Nele tudo é bom e valioso. Nele não existe nada que seja desprezível ou pecaminoso. Além de todas as maravilhas que encantam os cientistas este corpo é, de fato, o Templo do Espírito Santo (1 Cor 3,16 s;2 Cor 6,16).
Cristo foi claro: “Se alguém me ama, meu Pai o amará. Viremos a ele e faremos nele nossa morada” (Jo 14,23). Ora, guardar castidade significa fazer um reto uso das faculdades sexuais que Deus colocou no corpo que é a morada viva da Santíssima Trindade.
A castidade é uma atitude correta diante do sexo, ou seja, conservar e usar as forças do sexo dentro do plano de Deus.
Para isto é mister perceber qual é o sentido profundo e valor exato da sexualidade. Deus preceituou que o homem deixaria o pai e a mãe e se uniria a sua mulher, formando uma só carne (Gên. 2,24)
O sexo foi feito para o matrimônio e o matrimônio foi elevado à sua prístina dignidade por Jesus Cristo, como está claríssimo no Evangelho (Mt 5,32).
Casamento é sempre entre um homem e uma mulher e falar em casamento entre pessoas do mesmo sexo é um absurdo. Casamento é um ato solene de união entre duas pessoas de sexos diferentes, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.
As causas individuais da homossexualidade devem ser pesquisadas pelos psicólogos e pelos médicos.
Não pode haver, nunca, discriminação social e qualquer tipo de homofobia é condenável.
A observância, porém, do sexto mandamento é para todo ser racional.
* Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos
HO

Nenhum comentário:

Postar um comentário